Já conhece aquela sensação de estar andando e de repente sentir uma “fisgada” na perna e ter que ficar um bom tempo parado, esperando a dor passar para voltar a caminhar?
Ou ainda, já experimentou uma dor muito forte nas costas, que se movimenta pelas nádegas e desce pelas pernas?
Se você já passou por alguma dessas situações em algum momento de sua vida, então você foi mais uma vítima da terrível dor no ciático.
Mas, fique calmo, caro leitor, leia este artigo até o final e descubra como a Learne Saúde vai te ajudar a amenizar suas crises de dor no ciático, de uma forma simples e eficiente!
O que é dor no ciático?
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a dor ciática, cujo nome dado pelos especialistas é lombociatalgia, nada mais é do que uma dor nas costas, na região lombar, que se irradia para uma ou ambas as nádegas e caminha em direção às pernas, perseguindo o caminho do nervo ciático.
Este nervo, o ciático, possui grande espessura e fica localizado na porção mais baixa da coluna vertebral e se estende até as pernas.
O que pode causar a dor no ciático?
As causas da dor ciática são variadas, podendo estar relacionada a distúrbios em alguma das estruturas da coluna vertebral, como: problemas nos ligamentos, tendões, músculos, ossos, articulações ou até mesmo no disco intervertebral.
Assim, as dores lombares, dentre elas a dor ciática, costumam ser ocasionadas pelo “mau uso” ou “uso excessivo” das estruturas da coluna, resultando em lesões causadas por esforço repetitivo, excesso de peso, pequenos traumas, condicionamento físico inadequado, má postura em casa ou no trabalho, e até artrose ou outras doenças inflamatórias na coluna.
Leia também Conheça uma das causas de dor ciática: a síndrome do piriforme
Recomendado para você
Tratamento para o ciático inflamado
A inflamação no ciático continua atrapalhando a sua vida?
CLIQUE AQUI e resolva os problemas do ciático de uma vez por todas
Mas, qual a ligação entre a dor no ciático e a hérnia de disco?
Como mencionamos acima, caro leitor, um dos fatores que podem causar essa terrível dor no ciático é o mau funcionamento do disco intervertebral, ou seja, do disco de cartilagem que fica entre as vértebras da coluna e evita que os ossos se choquem.
Porém, pode acontecer que esse disco escorregue para fora do espaço entre os ossos da coluna e, assim, ocorre a conhecida hérnia de disco. Você ainda deve estar pensando, mas o que isso tem a ver com o ciático?
Pois bem, quando isso ocorre o disco cartilaginoso que escapou de seu lugar adequado, faz com que as vértebras da coluna entrem em atrito e, deste modo, começam a pressionar o nervo ciático, que passa entre os ossos.
E é este o misterioso processo que origina a dor no ciático, causado pela hérnia de disco.
Mas, nada de pânico! Segundo um estudo publicado por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), a planta carqueja (Bacharis trimera) pode te ajudar nessa difícil batalha contra a dor ciática.
Como preparar chá de carqueja para dor no ciático
Utilize 2,5 g (cerca de 1 colher de chá) da planta seca para uma xícara de chá (150 mL) de água. Recomenda-se a ingestão de uma xícara do chá logo após o preparo, podendo tomar de 2 a 3 vezes por dia.
Mas, atenção: a carqueja não deve ser utilizada por gestantes e lactantes. Em dose excessiva, pode provocar contrações uterinas. O uso da carqueja pode causar hipotensão (pressão baixa), e deve-se evitar fazer uso dela ao mesmo tempo que medicamentos para hipertensão e diabetes.
Leia também Lombalgia: o que é e como tratar
Recomendado para você
A partir dos 60 anos, a cartilagem é reduzida em 45-50%
CLIQUE AQUI e saiba mais
Referências
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-36162010000100004&script=sci_arttext
http://esteticaepostura.com.br/wp-content/uploads/2008/05/hernia-de-disco-1994_mar_15.pdf
https://crfmg.org.br/comunicacao/estudos_com_plantas_
medicinais.pdf
https://www.scielosp.org/article/csp/2018.v34n2/e00012817/
LAPACIS/FCM/UNICAMP, G. D. P. M. E. F. Plantas Medicinais: Cartilha. 1. ed. Campinas: Prefeitura Municipal de Campinas, 2018. p. 1-54.