Caro leitor, cara leitora.
Se você entrou nesta matéria, suponho que você – ou alguém que você ama – esteja sofrendo com as irritantes manchinhas pretas na visão…
…aquelas que diminuem sua visão central e te prejudicam de enxergar seja de perto ou de longe.
E não apenas isso, pois além das manchinhas, a sua visão ainda pode estar sofrendo com o embaçamento ou até mesmo com a distorção de imagens.
Bem, se isso que eu citei é uma realidade na sua vida e você já passou dos 50… há uma grande chance de você ter desenvolvido a “degeneração macular relacionada à idade (DMRI)”.
E é por isso que hoje, eu vou te mostrar uma fruta amazônica capaz de te ajudar na luta contra essa doença.
Para relembrar…
O que é a “degeneração macular relacionada à idade (DMRI)”?
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a degeneração macular relacionada à idade (ou maculopatia relacionada à idade) é uma doença degenerativa – como seu próprio nome diz – que afeta a porção central da retina (mácula), sendo a causa mais comum da deficiência visual e podendo levar à cegueira ou perda da visão central.
O número de brasileiros afetados por esta doença, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, é de 3 milhões e a tendência é aumentar já que é esperado um crescimento da “população idosa” brasileira nos próximos anos.
Infelizmente, a maioria de suas vítimas já perdeu a esperança e apenas conhece o jeito “clássico” de se lidar com essa doença, que na verdade, é apenas um modo de camuflagem…
Estou me referindo ao uso dos óculos e digo “camuflagem”, pois quem é idoso e precisa usar óculos tem apenas uma certeza: o grau vai sempre aumentar.
Mas graças a um estudo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi descoberto que é possível – com a ajuda de uma fruta do coração da nossa imensa Amazônia – auxiliar na proteção da sua visão contra a DMRI.
Afinal de contas, que fruta é essa?
Leia também: A epidemia dos olhos idosos
Recomendado
Informe especial para você que tem mais de 50 anos
Pesquisas da Universidade de Harvard atestam que a união de três elementos naturais são a fórmula perfeita para o “olho envelhecido”
CLIQUE AQUI e ative o “botão nitidez” dos seus olhos
A fruta amazônica contra as manchas da sua visão:
Seu nome científico é Paullinia cupana, mas é conhecida popularmente como “guaraná” – e antes que você já pense em comprar 20 fardos do refrigerante, lembre-se, estamos falando da fruta!
O estudo – que eu citei acima – contou com a presença de 630 idosos ribeirinhos de Maués (AM) – sendo 46,2% deles homens e 53,8% mulheres – com a faixa etária média de 72,3 anos. A maioria destes idosos (50,8%) relatou ter uma visão ruim e prejudicada, enquanto 37,1% auto relataram ter uma visão regular e apenas 12,1% dos participantes do estudo expuseram ter uma visão boa.
Desses 12,1% de idosos com a visão saudável, notou-se uma maior frequência de consumo habitual da Paullinia cupana (sendo mais de 3 vezes por semana).
Além desse estudo realizado com pessoas (chamado de “in vivo”), foi realizado um teste, desta vez “in vitro”, que permitiu observar a eficácia do guaraná em reverter a citotoxicidade, responsável pelo estresse oxidativo – relacionado diretamente a progressão da DMRI.
A partir dos estudos e testes realizados e publicados pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), conclui-se que o guaraná é realmente eficaz e traz benefícios para pessoas que vêm sofrendo com as manchinhas, embaçamento e distorção na visão…
A melhor maneira de você aproveitar os benefícios do guaraná é adicionando a sua versão em pó em um outro alimento… e para facilitar ainda mais a sua vida, vou te mostrar agora como fazer um suco delicioso dessa fruta – de modo natural:
Suco de guaraná com açaí:
Ingredientes:
- 1 colher de café de guaraná em pó;
- 200g de polpa de açaí;
- 2 colheres de castanhas;
- 1 colher de sopa de mel;
- Gelo a gosto.
Modo de preparo: adicionar o guaraná em pó, a polpa de açaí e o mel no liquidificador e bater. Após isso, acrescentar as castanhas e o gelo e bater na função “pulsar” ou em velocidade lenta. Beber gelado.
Além de saboroso, esse suco conta com a presença do açaí, um fruto que vem se mostrando, também, um ótimo aliado para a nossa visão.
Leia também: TOP 10 alimentos para combater a Degeneração Macular Relacionada à idade (DMRI)
Recomendado para você
Leia isso se você tem Diabetes
Um estudo alemão mostrou que níveis altos de açúcar no sangue prejudicam a cognição e pode levar à perda de memória
CLIQUE AQUI para saber mais
Referências:
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302013000200007
https://repositorio.ufsm.br/handle/1/13759?locale-attribute=es
https://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/dmri.php
https://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/tudo-sobre-dmri.php