Um dos maiores temores dos homens em relação à saúde concentra-se na próstata. Glândula reprodutiva masculina produtora do fluido que, junto com os espermatozoides, constitui o sêmen, a próstata pode apresentar, com o passar do tempo, seu tamanho aumentado, causando problemas ao urinar, por exemplo. Mas, calma! O aumento da próstata ocorre com quase todos os homens ao envelhecerem. Entenda agora como se dá esse processo e tire suas dúvidas sobre o assunto.
O que é próstata aumentada?
A próstata aumentada é o crescimento da glândula. A causa específica dessa amplificação ainda é desconhecida, mas fatores como envelhecimento e mudanças no equilíbrio dos hormônios sexuais masculinos, que acontecem nos homens com o passar dos anos, são tratados como principal fator. Ou seja, o aumento da próstata é algo que pode ocorrer com os homens à medida em que eles envelhecem.
Quem tem mais probabilidade de ter a próstata aumentada?
Fatores genéticos podem estar envolvidos. Portanto, se tiver um parente próximo que tem ou teve a próstata aumentada, é bom ficar atento. Curiosidade: o aumento da próstata é mais verificado em homens americanos e australianos, e menos comum em chineses, indianos e japoneses.
Quais são os sintomas da próstata aumentada?
O aumento da próstata causa uma compressão na bexiga, provocando alterações relacionadas, sobretudo, no ato de urinar. Assim quem tem a próstata aumentada pode apresentar algum desses sintomas (que podem estabilizar com o tempo):
Interromper o fluxo da urina quando já tiver iniciado;
Necessidade frequente ou urgente de urinar;
Aumento da frequência de urinar à noite (noctúria);
Necessidade de fazer esforço para urinar;
Não conseguir esvaziar completamente a bexiga.
Quando procurar o médico?
Quando esses sintomas de problemas urinários aparecerem.
Qual é o tratamento?
Dependendo dos sintomas, o médico prescreverá o tratamento, que pode incluir medicamentos, mudanças no estilo de vida e, se necessário, cirurgia.
O que fazer para lidar com a situação?
Não há medidas de prevenção para a próstata aumentada. Mudanças no estilo de vida podem ajudar a controlar seus sintomas, como limitar a ingestão de líquidos à noite; diminuir a ingestão de cafeína e álcool, que podem provocar aumento na produção de urina; ir ao banheiro sempre que tiver vontade; tentar urinar em horários regulares; praticar exercícios; manter-se aquecido, já que o frio pode causar retenção de urina e provocar a urgência para urinar.
O que a falta de tratamento da próstata aumentada pode ocasionar?
Infecção urinária, cálculo na bexiga, função renal reduzida, retençãoo urinária aguda; lesões permanentes na bexiga e nos rins.
Há alguma relação da próstata aumentada com o câncer?
O aumento da próstata não é um câncer e não aumenta o risco de câncer de próstata.
E não esqueça: o ideal é fazer sempre o exame preventivo e, para quem já tem a próstata aumentada, realizar exames anuais para acompanhar como anda a progressão ou não do problema. A prevenção ainda é o melhor remédio e, no caso do aumento da próstata, só os exames feitos regularmente podem atestar o seu real estado.