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Provavelmente você nesse momento está iniciando em Marketing Digital e está em busca de informações para transformá-las em conhecimento.

Você tem dúvidas se o investimento em mídias patrocinadas trará vendas, e se o retorno será lucrativo o suficiente para pagar o que foi gasto e ainda gerar lucros líquidos.

Vamos ajudá-lo a sair desse momento de indecisão e angústia, onde você tem receio de perder todo o seu investimento e não ter o retorno desejado em volume de vendas que justifique o valor que será aplicado em tráfego patrocinado.

Saiba que você não é o único que está passando por isso. Diferente de muitas pessoas que já começaram a fazer seus investimentos e não sabem mensurar o retorno do valor investido, após a leitura desse artigo você entenderá claramente o signicado do termo ROI e como usá-lo adequadamente.

O que é ROI?

ROI é uma abreviação de um termo em inglês (Return On Investment), que traduzido para o português significa “Retorno Sobre Investimento”. É um termo comum no meio empresarial, usado para identificar os retornos que o projeto terá em relação ao investimento feito.

O Retorno sobre Investimentos é uma métrica usada para medir os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos. Na prática, este cálculo mostra o quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação ao que investiu e é uma métrica para você administrar futuros investimentos. Ou seja, quanto você ganhou diante do quanto investiu.

O ROI é dado pela razão entre o lucro líquido alcançado e o investimento efetuado dentro de um determinado período.

Originalmente utilizado em economia e finanças, o ROI é um dos indicadores de desempenho existentes para avaliar o chamado custo-benefício com relação aos investimentos.

Atualmente o mercado de Marketing Digital utiliza o ROI com o objetivo de avaliar investimentos realizados em publicidade na internet.

Para calcular o ROI na prática, podemos subtrair o valor ganho com as vendas (Receita) a partir do valor investido com a compra de tráfego (Custo) e dividir o resultado dessa conta pelo valor investido com a compra de tráfego (Custo), multiplicando esse resultado por 100%.

A fórmula genérica e mais simples para calcular o ROI é:

Fórmula do ROI

Por fim, analisando o resultado do ROI, ele dirá se você está usando seu dinheiro de forma inteligente ou se há algo que precisa alterar em sua estratégia para melhorar o desempenho.

4 Vantagens Sobre o Controle do ROI

  1. IDENTIFICAR se os seus investimentos estão tendo o RETORNO esperado;
  2. Ajuda no processo de DECISÃO SOBRE O INVESTIMENTO a ser feito;
  3. Mostra se as FONTES DE TRÁFEGO PRECISAM DE OTIMIZAÇÃO para alcançar o retorno esperado;
  4. Trás uma vantagem no PLANEJAMENTO DE FUTURAS AÇÕES de marketing digital.

Conclusões sobre ROI

Acreditamos que esse artigo possa ajudá-lo no processo de decisão,  se você deve ou não investir em Marketing Digital e caso já está investindo, se deve continuar ou parar para rever a estratégia.

O ROI é a medida para avaliar se o desempenho do investimento está de acordo com as Metas Pretendidas. Com ele é possível entender o que está funcionando e o que não está funcionando dentro da sua operação de vendas.

Para chegar em um ROI eficiente é fundamental que a empresa entenda o que isso significa para ela e como pode afetar diretamente os seus objetivos. É importante traçar metas realistas e monitorá-las constantemente, já que a taxa de retorno pode variar significativamente em pequenos períodos, em especial durante ações promocionais ou datas específicas.

Na Learne temos uma ferramenta de Gestão de Custos para você ter o acompanhamento do seu ROI e também a Margem de Lucro do seu negócio como um todo!

Até breve,

Turbine suas vendas com a learne

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