Você já cortou carboidratos, açúcar, faz atividade física regularmente e a sua glicemia não normaliza?
Está cansada(o) de levar uma vida cheia de privações e perder momentos prazerosos com a família, porque você nunca pode comer junto com eles aquele delicioso pudim e prefere simplesmente sair de perto para “não cair em tentação”?
Então você sabe bem como é frustrante e aprisionadora uma vida com diabetes: sede que não tem fim, coceira na pele, vista turva, câimbras nas pernas, nos pés e até na barriga, dor e formigamento nas pontas dos dedos, calcanhar ressecado…
E a lista não tem fim!
Bom, se você está com a “glicose igual tobogã” que sobe e desce, desce e sobe ou simplesmente não aguenta mais o nervosismo que toma conta de você a cada vez que tem de usar o aparelho para medir a glicemia e os níveis de açúcar estão nas alturas e você não entende o porquê…
Nós da Learne Saúde preparamos este artigo especialmente para compartilhar uma boa notícia com você: uma forma totalmente natural de atingir o diabetes em cheio!
Leia também Diabetes Mellitus – Tipo 1 e 2: qual é a diferença
Recomendado para você
Leia isso se você tem Diabetes
Um estudo alemão mostrou que níveis altos de açúcar no sangue prejudicam a cognição e pode levar à perda de memória
CLIQUE AQUI para saber mais
Pesquisa publicada em revista brasileira comprova que planta nativa da cordilheira andina possui atividade hipoglicemiante
A planta, cuja flor lembra um girassol e as raízes se assemelham muito à nossa conhecida batata doce, teve suas propriedades para baixar o açúcar no sangue comprovadas por diversos estudos científicos.
A Smallanthus sonchifolius, mais conhecida como yacon, é uma planta nativa da Cordilheira dos Andes e atualmente é cultivada em diversos países ao redor do globo.
Nos últimos anos vêm tendo seu uso medicinal reconhecido e potencializado devido à ação hipoglicemiante, ou seja, capaz de diminuir a glicose do sangue.
Essa descoberta pode parecer muito boa para ser verdade, mas realmente trata-se de um achado científico publicado pela Revista de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).
Foi lá que os pesquisadores constataram que a yacon conta em sua composição com prebióticos, inulina e Frutoligossacarídeos, além de possuir os frutanos, isto é, trata-se de um tipo de carboidrato de reserva que não necessita da insulina para o seu metabolismo.
Por todos esses motivos, recentemente esta planta tem sido utilizada como uma alternativa promissora para a substituição do açúcar, melhora também a saúde intestinal, devido às fibras solúveis de sua composição, além de outros benefícios para os portadores de Diabetes Mellitus.
Os resultados da pesquisa impressionaram: a yacon mostrou eficácia na diminuição da glicemia pós-prandial, redução do índice glicêmico e carga glicêmica.
Em conclusão, os pesquisadores ressaltaram que:
“Ao longo deste estudo, pôde-se constatar, por meio da pesquisa bibliográfica, que os frutanos (inulina e FOS) presentes no yacon atuam de forma favorável no controle da glicemia em pacientes diabéticos.”
Leia também A ligação entre a sua alimentação e a doença que atinge 11 milhões de brasileiros
Recomendado
Informe especial para você que tem mais de 50 anos
Pesquisas da Universidade de Harvard atestam que a união de três elementos naturais são a fórmula perfeita para o “olho envelhecido”
CLIQUE AQUI e ative o “botão nitidez” dos seus olhos
Como incorporar essa descoberta na sua rotina?
Bom, ainda como um bônus para quem leu este artigo até o final pensamos em uma forma prática para você incorporar essa incrível descoberta no seu cotidiano.
Suco de batata yacon
A yacon tem um gosto adocicado, muito parecido com pera ou melão, e deve ser ingerida crua. Então uma boa pedida é um suco feito com essa poderosa “batata”.
Ingredientes: 1 copo de água mineral ou de coco e 5 a 6 cm de batata yacon crua fatiada.
Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador, coe e beba a seguir.
Esse suco pode ser consumido diariamente, mas se você faz uso de medicamentos para diabetes, é bom informar o seu médico, pois pode haver interação medicamentosa.
Referências
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php
/ceres/article/view/1969
https://docplayer.com.br/34325198-Efeitos-da-utilizacao-de-
smallanthus-sonchifolius-yacon-no-tratamento-de-
individuos-com-diabetes-mellitus.html
https://www.diabetes.org.br/
publico/colunas/21-dr-rodrigo-o-moreira/373-a-batata-yacon-
e-o-diabetes