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Métricas vs KPI no programa de afiliados

Quando você utiliza algum dos diversos tipos de anúncios no seu blog e os mesmos se encontram associados a um programa de afiliados convêm que você esteja atento e que faça regularmente uma análise às métricas e KPIs (Key Performance Indicators) associados à campanha.

A seguir lhe explicaremos uma maneira fácil de entender a diferença de métricas e KPIs e porque você deve analisá-las.

O que são Métricas?

Embora as métricas e os KPIs (Key Performance Indicators) sejam duas maneiras de medir o seu blog ou anúncio, elas têm funcionalidades muito diferentes e que devem ser conciliadas.

A métrica mede e analisa os resultados estratégicos de uma determinada ação, sendo que ela usa como ferramenta para isso o ROI (Retorno sobre o Investimento) que através de cálculos bem simples lhe dará o resultado sobre seus custos e lucros.

Exemplificando o ROI:

Se um produto custa R$ 197,00 e sua comissão sobre ele é de 50% (R$ 98,50), você gasta R$ 45,00 com anúncio por dia e suas vendas demoram 1 dia, Ou seja, temos R$ 98,50 (comissão) -R$ 45,00 (1 dia de anúncio) = R$ 53,50 (Lucro).

Concluindo esse raciocínio, você teve um investimento de R$ 45,00 e retorno de R$ 53,50 , ou seja, seu ROI foi positivo pois ganhou mais do que aquilo que investiu.

Através desse calculo é possível enxergar a utilização do ROI como ferramenta para medir custos e lucros e observar o retorno que você vem obtendo em seus negócios.

Para ter um ROI positivo é necessário criar uma oferta que venda o suficiente para suprir os custos que você teve com os anúncios de determinada campanha, obtendo assim um lucro maior do que o custo para efetua-la.

O que são KPIs ?

Os KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores de resultados, ou seja, são utilizados para medir se as iniciativas de uma determinada página estão atingindo os objetivos que a empresa tinha em mente quando lançou a campanha e podem ser medidos em porcentagem ou através de números. Temos como exemplo disso metas como atingir 500 cliques em determinado anúncio em 4 dias ou ter 5% de conversão em uma campanha venda.

Os KPIs devem ser escolhidos de acordo com os objetivos, e cada um deve ter um KPI associado, pois é através deles que a performance da campanha será mensurada.

Muitos empresários e blogueiros ainda acham que indicadores sociais, como curtidas e comentários, são bons indicadores a adotar, no entanto, este tipo de indicadores são em grande parte indicadores de vaidade, que não lhe permitem mensurar as verdadeiras oportunidades de negócio para o seu blog.

Os verdadeiros KPIs podem ser divididos em três grupos distintos:

  • Kpis Primários – Ajudam a ganhar mais dinheiro. São exemplos: As leads, custo de aquisição por lead, taxa de conversão, receita total, entre outros. Além disso, são bastante utilizados pelas empresas de afiliados para verificar o desempenho das suas campanhas nos diversos blogues, utilizando os mesmos KPIs para medir as diferenças entre os blogs;
  • Kpis Secundários – Realizam um reforço dos KPIs primários focando em fatores como: custo por lead em cada estágio do funil, assinantes do blog ou da newsletter, visitantes repetidos do site ou origem do tráfego. O próprio afiliado deve utilizar este tipo de KPI e analisa-lo para ver como a campanha está decorrendo em seu site e como pode promove-la para aumentar seus ganhos;
  • Kpis Práticos – Definem o comportamento dos usuários através de índices como palavras chave mais usadas, bounce rate, conteúdos mais lidos, page rank, entre outros.

Além disso, existem métricas como o CAC (Custo de aquisição de clientes) que fazem a analise do custo de seu cliente, fazendo com que você consiga enxergar de forma harmoniosa o que ele traz de custo e de rendimento.

Todas estas métricas você pode analisar através do Google Analytics, que pode ser incorporado gratuitamente em cada site ou blog que você gere.

Agora que você já sabe a diferença entre Métrica e KPIs, sabe também da importância deles para o seu negócio. Não deixe de usar nenhum deles! conosco.

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