Caro leitor, você provavelmente já deve ter ouvido falar de alimentos ou plantas que possuem propriedades anti-inflamatórias.
Talvez isso pode até ter soado aos seus ouvidos como “receita da avó” e você pode ter pensado que já é algo ultrapassado.
Mas, é aí que você se engana! Recuperar as raízes da medicina tradicional tem sido a aposta de pesquisas recentes para tratar casos de dor crônica no ombro: um problema comum e que afeta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial.
E você, também conhece algum anti-inflamatório natural?
Saiba mais sobre esse assunto e descubra esta e outras alternativas naturais com a ajuda da Learne Saúde!
Possíveis causas da dor no ombro
De acordo com pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Nacional de Taiwan, na China:
“O ombro é uma estrutura complicada. Distúrbios do tendão do manguito rotador e patologia bursal e articular relacionada são as causas mais comuns de dor no ombro. […] A dor na articulação do ombro é predominantemente derivada da degeneração e inflamação crônica dos tendões do manguito rotador e da articulação glenoumeral.”
Leia também Dor crônica e inflamação? Entenda a relação entre ela
Recomendado para você
A partir dos 60 anos, a cartilagem é reduzida em 45-50%
CLIQUE AQUI e saiba mais
Universidade da Alemanha em parceria com Universidade da Austrália descobre um potente anti-inflamatório natural
Pensando na resolução desse incômodo problema, a Faculdade de Medicina da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha, em parceria com o Centro Australiano de Pesquisa em Medicina Complementar e Integrativa (ARCCIM) da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, descobriu um poderoso anti-inflamatório natural.
Aposto que você o conhece bem e talvez ele faça parte dos alimentos que você guarda na gaveta de legumes da sua geladeira.
Para a surpresa dos pesquisadores, um legume que até agora foi subestimado, se revelou um tratamento promissor para os casos de dor crônica derivada da artrite ou osteoartrite (artrose).
E sabe de qual alimento estou falando?
Do repolho! Isso mesmo!
Os resultados do estudo, feito com 81 pacientes, revelaram que as compressas feitas com folhas de repolho diminuíram significativamente a dor que eles sentiam em apenas 4 semanas de uso. E ainda, após 12 semanas, eles relataram grande melhora na qualidade de vida.
Bom, isso é uma ótima notícia para você que, assim como nós da Learne Saúde, busca uma alternativa natural para acabar com as dores.
E para começar a fazer em casa esse chamado “cataplasma de repolho” você vai precisar de:
Um repolho cru, pode ser verde ou roxo.
Lave bem as folhas e pique em tirinhas, depois amasse até soltar um caldo, aí é só colocar entre dois panos de algodão e aplicar no ombro ou em outra parte do corpo em que você está sentindo dor.
Leia também Artrite: saiba mais sobre a doença que afeta cerca de 52 milhões de pessoas
Recomendado
Informe especial para você que tem mais de 50 anos
Pesquisas da Universidade de Harvard atestam que a união de três elementos naturais são a fórmula perfeita para o “olho envelhecido”
CLIQUE AQUI e ative o “botão nitidez” dos seus olhos
Referências
https://saude.abril.com.br/medicina/o-mapa-da-dor-cronica-no-brasil/
https://www.ingentaconnect.com/content/wk/cjpn/2016/
00000032/00000011/art00007
http://g1.globo.com/distrito-federal/videos/v/compressas-feitas-com-repolho-sao-usadas-como-anti-inflamatorio/3206558/
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2595-31922018000200176&script=sci_arttext&tlng=pt
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32290577/