Cansado de sentir suas pernas, braços, costas e “juntas” dormentes, latejantes, com aquela sensação de queimação?
Ou ainda de ter tanta dor para se levantar do sofá, da cama, não conseguir caminhar nem mesmo dentro de casa sem sentir dor ou ter que ficar se escorando nos móveis?
Bom, você que sofre de alguma dor crônica sabe muito bem tudo o que já foi obrigado a riscar da sua rotina e todos os hábitos prazerosos que teve que abandonar…
Mas, o que você provavelmente não sabia é que a dor crônica tem uma ligação direta com a inflamação.
Leia esta matéria até o final e tenha acesso a um bônus exclusivo que a Learne Saúde preparou especialmente para nossos leitores: conheça 3 poderosos antiinflamatórios naturais capazes de aliviar suas dores.
Mas, primeiro, algumas informações sobre a dor crônica
A dor crônica tem sido encarada desde 2002 pelo Brasil como um grave problema de saúde pública, pois é uma condição que afeta a vida de milhares de brasileiros.
Nesse contexto, foi criado até mesmo um órgão dentro do Ministério da Saúde especificamente para fornecer diretrizes para o tratamento de pacientes que convivem com as dores crônicas.
Assim, surgiu o Programa Nacional de Assistência à Dor e Cuidados Paliativos que identificou um dado alarmante: seus estudos revelaram que a dor é a principal razão de 75% a 80% das demandas de atendimento dos serviços de saúde.
Atualmente ao menos 37% da população brasileira, cerca de 60 milhões de pessoas, relatam sentir dor de forma crônica, de acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED).
Dentre as principais dores relatadas estão: enxaqueca, dor nas costas, dor lombar e dor nas articulações.
Leia também Dores Crônicas: o que são e como surgem
Recomendado para você
A partir dos 60 anos, a cartilagem é reduzida em 45-50%
CLIQUE AQUI e saiba mais
A inflamação provoca dor crônica?
Bem, as causas da dor podem ser múltiplas, mas para que uma dor se torne crônica ela deve persistir por mais de 3 meses.
Neste caso, muitas vezes ela decorre de um processo inflamatório que também tornou-se crônico. A inflamação, em sua função normal, tem um papel muito importante na proteção do organismo, já que estimula as defesas do sistema imune.
No entanto, existem casos em que o organismo se confunde e ataca a si mesmo, provocando quadros inflamatórios crônicos que são responsáveis pelo aparecimento de algumas doenças.
Essa é a principal característica das chamadas doenças autoimunes como a fibromialgia e a artrite reumatoide. Além delas, outras doenças intimamente relacionadas com a inflamação são as artrites e osteoartrites (artrose), responsáveis pela dor articular inflamatória.
Pensando em ajudar nossos leitores que sofrem com as terríveis dores crônicas, nossa equipe preparou uma lista com 3 anti-inflamatórios naturais para incluir em sua rotina e te ajudar a aliviar as dores.
3 poderosos anti-inflamatórios naturais para aliviar as dores
- Própolis: estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade do Sagrado Coração, no interior de São Paulo, evidenciou que o própolis possui uma atividade antiinflamatória tão potente que pode ser uma alternativa eficaz até mesmo para a utilização no campo da Odontologia.
- Quiabo: pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) identificaram que as sementes do quiabo são uma riquíssima fonte de lectinas, tendo comprovado sua atividade anti-inflamatória, uma vez que foram capazes de reduzir significativamente o edema (inchaço) em até 44% no teste realizado em coelhos.
- Pimenta dedo-de-moça: pesquisa conduzida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) revelou que essa variedade de pimenta apresenta intensa ação hipocolesterolêmica, antiinflamatória e antioxidante, e que estes efeitos parecem estar relacionados com a presença de capsaicinóides, vitaminas e polifenóis.
Leia também Isso é uma dor aguda ou crônica?
Recomendado para você
Tratamento para o ciático inflamado
A inflamação no ciático continua atrapalhando a sua vida?
CLIQUE AQUI e resolva os problemas do ciático de uma vez por todas
Referências
http://www2.ufac.br/geralpat/inflamacao-aguda-e-cronica
https://w2.fop.unicamp.br/ddo/patologia/downloads/db301_un4_
InflamCronica.pdf
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/19359/14154
https://sbed.org.br/wp-content/uploads/2019/01/CAMPANHA-NACIONAL-PELO-TRATAMENTO-E-CONTROLE-DA-DOR-AGUDA-E-CR%C3%94NICA-3-MB.pdf
https://www.saude.gov.br/images/pdf/2016/fevereiro/04/Dor-Cr–nica—PCDT-Formatado–1.pdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4301
https://repositorio.uam.es/handle/10486/660192
http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/1451/1/000386734-Texto%2BParcial-0.pdf
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-83242004000200015&script=sci_abstract&tlng=pt
Mais de 30% da população convive com dor crônica no Brasil
https://bvsms.saude.gov.br/edicoes-2018/is-n-04/2813-dor-cronica
https://saude.abril.com.br/medicina/o-mapa-da-dor-cronica-no-brasil/