Você vem utilizando a frase “isso nunca me aconteceu antes” com certa frequência?
Não está conseguindo aproveitar as noites “a dois” com sua companheira?
Está tendo dificuldades para fazer o seu “amigo” aí debaixo subir?
Se a sua resposta para estas perguntas for sim, eu preciso que me responda mais uma coisa:
Por acaso, você tem pressão alta?
Pode parecer uma pergunta totalmente aleatória, mas a verdade é que ela é fundamental, pois existe uma ligação entre a disfunção erétil e a hipertensão.
Caso você não saiba qual ligação é essa e queira aprender… continue lendo esta matéria, pois você irá descobrir aqui na Learne Saúde.
Mas antes de irmos para essa conexão entre a disfunção erétil e a pressão alta, precisamos saber… afinal, o que são elas?
Disfunção erétil e hipertensão arterial
A disfunção erétil (DE) – conhecida popularmente como “impotência sexual” – é definida, pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), como a incapacidade do homem de alcançar ou manter uma ereção adequada para uma relação sexual satisfatória.
Estima-se, ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que cerca de 50% dos brasileiros acima dos 40 anos, apresentam a disfunção erétil em algum grau.
Não apenas isso, pois, segundo o doutor urologista do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, desses 50% de brasileiros com DE, a maioria teria também a hipertensão arterial sistêmica.
A hipertensão arterial – conhecida também como “pressão alta” – nada mais é, de acordo com o próprio Ministério da Saúde, uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.
E a estimativa é que, aproximadamente, 60% dos hipertensos apresentam algum grau de disfunção erétil.
Mas afinal, o que relaciona a disfunção erétil e a hipertensão?
Leia também: O fim da impotência sexual?
Recomendado para você!
Cerca de 50% dos homens acima dos 40 anos sofrem com algum grau de disfunção erétil.
Estudos científicos comprovaram que uma exótica raiz localizada a mais de 4.000 metros de altitude pode deixar a libido nas alturas e proporcionar ereções mais firmes e fortes.
Impotência sexual vs. Pressão alta
O ponto de ligação de ambas as enfermidades é o endotélio – uma membrana epitelial que atua no revestimento dos vasos sanguíneos e que é responsável pela produção do óxido nítrico, um potente vasodilatador natural.
Para uma ereção ocorrer é necessário que passe um maior fluxo sanguíneo na região peniana, pois é este fluxo “forte” que irá manter o pênis firme e ereto… e é aí que entra o óxido nítrico, pois é ele o responsável por relaxar os músculos peniano, fazendo com que o corpo cavernoso do pênis se encha de sangue – ocorrendo um maior fluxo sanguíneo – e fique ereto.
O problema é que a pressão alta é uma das principais culpadas pela danificação das células endoteliais (o endotélio). Isso acaba comprometendo diretamente a síntese do óxido nítrico, que por sua vez, acaba se tornando a responsável do que popularmente chamamos de impotência sexual.
E para piorar, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), não apenas a doença hipertensão em sim pode ser responsabilizada pelas dificuldades de ereção, pois seus medicamentos – os anti-hipertensivos – também têm culpa no cartório.
Os diuréticos, betabloqueadores e diuréticos tiazídicos são os anti-hipertensivos associados à maior incidência de disfunção erétil.
Por isso é necessário adotar alguns hábitos de vida que irão contribuir e ajudar na prevenção da hipertensão, e que consequentemente, irão auxiliar também no combate da impotência sexual. Sendo alguns desses hábitos:
• Abandonar o fumo/tabagismo;
• Evitar o consumo de álcool – e quando ingerir, consumir em quantidade moderada;
• Não exagerar no uso de sal;
• Praticar atividades físicas regularmente;
• Evitar o estresse sempre que possível.
Além dessas mudanças de hábito, existem algumas outras dicas que também podem ajudar na regularização da pressão arterial do corpo, que é o caso do chá… por isso, nós da Learne Saúde, iremos te passar agora uma receita de chá que além de super em conta, é super fácil de fazer:
Chá de Mangaba
Mangaba é um fruto pequeno que ajuda na regularização da pressão arterial, pois possui propriedades vasodilatadoras, relaxando os vasos sanguíneos (essencial para a ocorrência de uma ereção) e auxiliando a baixar a pressão.
Ingredientes:
• 2 colheres de sopa de casca de mangaba;
• 500ml de água.
Modo de preparo:
Adicione as duas colheres de casca de mangaba ao meio litro de água e deixe ferver por alguns minutos. Tape a panela até esfriar, coe em seguida. Beba 2 xícaras de chá por dia.
Leia também: Pressão Alta e Colesterol: uma bomba relógio para a sua saúde
Recomendado para você!
As doenças cardiovasculares são responsáveis por 4 vezes mais problemas de saúde do que outras doenças
A Universidade de Lund na Suécia, em pesquisa inédita, revelou um produto de origem natural que vem fazendo sucesso em outros países
Referências:
http://sbu-sp.org.br/publico/disfuncao-eretil/
http://revista.hupe.uerj.br/?handler=artigo&id=99
https://urologiarosenblatt.com.br/doencas/disfuncao-eretil-em-pacientes-hipertensos/
https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao
https://www.diabetes.org.br/publico/para-voces/sbd-na-
imprensa/1004-estudo-aponta-que-disfuncao-eretil-aumenta-risco-
do-surgimento-de-doencas-cardiacas