Você sente dores na região lombar? Essas dores acompanham o caminho do nervo ciático?
Você pode estar sofrendo de uma doença desconhecida: a síndrome do piriforme, uma das causas de dor ciática ou ciatalgia. Aprenda sobre ela aqui na Learne Saúde.
A síndrome do piriforme é um causa de dor na região lombar, chamada pelos especialistas de lombalgia, que se caracteriza por dor e formigamento ao longo do trajeto do nervo ciático.
De acordo com o American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation, a Síndrome do Piriforme (SP) é uma importante causa de dor na região glútea, que pode frequentemente ser acompanhada de ciatalgia.
O que provoca a dor ciática são alterações no músculo piriforme, por isso a doença leva esse nome.
Leia também Artrite: saiba mais sobre a doença que afeta cerca de 50 milhões de pessoas
Segundo o médico estadunidense Dr. Paul Liebert
“A Síndrome do piriforme consiste na compressão do nervo ciático pelo músculo piriforme (um músculo achatado das nádegas, localizado próximo ao quadril) causando dor nas nádegas e ocasionalmente ciática”.
Uma pesquisa realizada pelo Research Institute for Social Security, Social Insurance Institution em Helsinque, na Finlândia, investigou vários fatores relativos à prevalência de síndromes lombares crônicas.
Participaram dessa pesquisa 2.946 mulheres e 2.727 homens, na faixa etária de 30 a 64 anos.
Recomendado para você
Tratamento para o ciático inflamado
A inflamação no ciático continua atrapalhando a sua vida?
CLIQUE AQUI e resolva os problemas do ciático de uma vez por todas
Os dados revelaram que a prevalência de dor ciática na população adulta é maior que 5%, atingindo 40% das pessoas ao longo da vida.
A literatura médica também relata que a Síndrome do Piriforme acomete seis vezes mais os indivíduos do sexo feminino em relação ao masculino.
Além disso, tal patologia pode contribuir em mais de 6-8% dos casos de lombalgia, sendo uma das principais causas das dores lombares e isquiáticas, juntamente com outras doenças, tais como: hérnia de disco, traumas nas regiões lombar e glútea, inflamações crônicas e estenose espinhal central.
Principais Sintomas
Os sintomas característicos da Síndrome do Piriforme são:
- Dor crônica persistente;
- Formigamento ou dormência que começa nas nádegas e pode descer pela parte posterior inteira da coxa e panturrilha e, às vezes, para os pés;
- A dor piora quando o músculo piriforme é pressionado contra o nervo ciático (por exemplo, ao sentar em um vaso sanitário, assento de carro, assento estreito de bicicleta ou ao correr).
Se você apresenta algum desses sintomas fique atento aos sinais de alerta e consulte um especialista.
Recomendado
Informe especial para você que tem mais de 50 anos
Pesquisas da Universidade de Harvard atestam que a união de três elementos naturais são a fórmula perfeita para o “olho envelhecido”
CLIQUE AQUI e ative o “botão nitidez” dos seus olhos