Olá,
Provavelmente você já leu algo a respeito ou ouviu falar em algum lugar sobre a candidíase, mas você sabe realmente o que ela é?
Fique com a gente até o final deste artigo que nós, aqui da Learne Saúde, vamos te explicar direitinho tudo o que você precisa saber sobre a candidíase.
Em primeiro lugar, a candidíase nada mais é do que uma infecção causada, na grande maioria das vezes, pelo fungo Candida albicans, por isso ela leva esse nome.
Esse tipo de infecção fúngica costuma aparecer principalmente na região genital, causando inflamação e provocando como consequência vermelhidão, coceira, secreção esbranquiçada e até lesões parecidas com assaduras.
A secreção causada pela candidíase é semelhante ao aspecto de leite talhado, e é essa característica que permite reconhecê-la e diferenciá-la de outros tipos de infecções genitais, como a vaginose bacteriana, por exemplo.
Leia também Quem é o Biólogo Paulo Ferreira? Conheça a trajetória do fundador da Learne Saúde
Recomendado para você
O FIM DA CANDIDÍASE pode estar ao alcance das suas mãos
Cientistas revelaram a real causa da candidíase. E pasme, este pão mofado tem uma relação oculta com essa infecção que vive reaparecendo, independente dos esforços para exterminá-la.
CLIQUE AQUI para saber mais
E por falar nisso, a candidíase é muito comum entre as mulheres, mas ela não é algo exclusivo do público feminino, já que os homens também podem ser alvos desse fungo.
Outro fato curioso sobre os fungos do gênero Candida é que eles são habitantes nativos do organismo humano, vivendo em nosso microbioma e no caso das mulheres, também são encontrados na flora vaginal.
No entanto, eles são chamados de microrganismos oportunistas, uma vez que quando a nossa imunidade diminui, eles se aproveitam do enfraquecimento das defesas do organismo e a população de Candida aumenta e é aí que a candidíase começa a dar sinais no nosso corpo.
Além da baixa de imunidade, outros fatores como gravidez, diabetes, utilizar roupas íntimas justas e de material sintético, e tratamento frequente com antibióticos e anticoncepcionais podem transformar o corpo em um ambiente propício à proliferação da Candida albicans – que pode afetar, além dos órgãos genitais, a boca, garganta, pele e também as unhas.
Agora que você já tem as informações de que precisa sobre a candidíase, fique atento e evite ser mais uma pessoa na mira dos ataques fúngicos.
Leia também As suas unhas podem estar na mira dessa praga…
Recomendado para você
DESCUBRA: Os 3 erros que fazem as micoses ficarem impregnadas nas suas unhas
O problema não está nos ambientes quentes e úmidos que você frequenta, mas sim nos 3 erros que você comete todos os dias. Saiba como se livrar das micoses e recuperar unhas bonitas e saudáveis de modo totalmente natural.
CLIQUE AQUI para saber mais
Referências
https://saude.abril.com.br/medicina/candidiase-tratamento-sintomas-e-prevencao/
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/51617-candidiase-vaginal-cuidados-diarios-podem-evitar-evolucao-da-doenca
http://www.dive.sc.gov.br/index.php/d-a/item/candidiase#:~:text=A%20Candid%C3%ADase%20%C3%A9%20
uma%20infec%C3%A7%C3%A3o,equil%C3%ADbrio%20com%20a%20
flora%20vaginal.