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A ligação entre a sua alimentação e a doença que atinge 11 milhões de brasileiros

Você tem tido uma sede excessiva ultimamente?

Seus pés e mãos estão formigando fora do normal?

Tem notado uma vontade de urinar cada vez mais frequente?

E quando vai ao banheiro sempre encontra algumas formigas perto da privada ou em volta do lixinho?

Bem, se você é adulto e essas situações que eu acabei de descrever fazem parte da sua realidade… infelizmente, há uma grande chance de você ter desenvolvido o diabetes tipo 2.

E não ache que isto é impossível, pois, de acordo com a International Diabetes Federation (IDF), cerca de 46% dos brasileiros com diabetes não sabem que têm a doença… e você pode ser um deles.

Então, permita-me, por favor, te fazer mais uma pergunta: como anda a sua alimentação?

Talvez você não saiba, mas a sua alimentação está relacionada diretamente ao diabetes tipo 2… quer saber o porquê? Continue lendo esta matéria que nós – da Learne Saúde – iremos te explicar… mas não apenas isso, pois também iremos te passar dicas de como conseguir ajudar no controle dessa doença que pode mudar a sua vida por completo.

Diabetes

O diabetes é, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), uma doença crônica que, infelizmente, atinge mais de 13 milhões de brasileiros na atualidade e pode ser dividido – principalmente – em dois tipos: diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2.

  • O diabetes tipo 1 aparece, normalmente, durante a infância ou adolescência e acomete cerca de 5 – 10% do total de brasileiros com diabetes…
  •  Já o diabetes tipo 2 – o qual iremos evidenciar nesta matéria – acomete cerca de 90% dos casos de diabetes no Brasil (aproximadamente 11 milhões de brasileiros) e é mais frequente em adultos – assim como você – que muitas das vezes não sabem que têm a doença.
 

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Diabetes tipo 2

Ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o diabetes tipo 2 ocorre quando o nosso organismo não consegue utilizar adequadamente a insulina que ele produz ou simplesmente não consegue produzir insulina suficiente para controlar a nossa taxa de glicemia.

Esta doença é conhecida por ser, geralmente, silenciosa e costuma apresentar sintomas apenas quando já está em um estado mais avançado, sendo eles:

  •  Sede excessiva;
  • Formigamento nos pés e mãos;
  • Cansaço frequente;
  • Boa seca;
  • Vontade de urinar toda hora.

Mas afinal, qual a ligação do diabetes tipo 2 e a sua alimentação?

 

Diabetes tipo 2 vs. Alimentação

Os principais fatores de risco do diabetes tipo 2 são:

  • Sobrepeso;
  • Acúmulo de gordura abdominal;
  • Pressão alta;
  • Colesterol alto;
  • Sedentarismo;
  • Dieta desregrada e abuso de carboidratos e alimentos saturados.

Você notou que todos os fatores de risco citados nesta lista são – diretamente ou indiretamente – relacionados à alimentação?

Tanto o sobrepeso quanto o acúmulo de gordura abdominal e principalmente a dieta desregrada estão associados diretamente com a má alimentação – que para piorar é intensificada pelo sedentarismo…

No caso da pressão alta e do colesterol alto, a ligação é mais indireta, já que a alimentação – no caso a má alimentação – também é um dos fatores de risco dessas doenças.

O mau hábito alimentar está tão relacionado ao diabetes tipo 2 que, segundo a International Diabetes Federation (IDF), existem mais de 380 milhões de pessoas no mundo com diabetes e que a maioria dos casos está associada a obesidade e sedentarismo – ou seja,  pode ser evitada.

Mas afinal…

O que fazer?

Bem, como o mau hábito alimentar é o principal vilão desta doença, o melhor método para ajudar em sua regularização é adotar uma alimentação – e um estilo de vida – saudável.

Ainda de acordo com a International Diabetes Federation (IDF), perder de 5 – 10% do peso por meio de uma alimentação saudável e exercícios físicos faz uma enorme diferença e melhora muito a qualidade de vida de quem é vítima desta doença.

Aqui vai uma lista de alguns alimentos comuns que não podem mais faltar no seu cardápio:

  • Maçã;
  • Abacate;
  • Brócolis;
  • Aveia;
  • Oleaginosas;
  • Leguminosas;
  • Peixes de águas profundas e frias;
  • Carboidratos integrais – não os carboidratos simples!

Lembrando que comer com moderação é essencial e adicionar os exercícios físicos à sua rotina é extremamente importante.

Leia também: Diabetes Mellitus e Hipertensão: qual é a ligação entre as duas doenças?

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Referências:

https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/oque-e-diabetes
https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/tipos-de-diabetes
https://www.diabetesatlas.org/en/resources/
http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/diabetes

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