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3 alimentos para aliviar o seu ciático inflamado

Dias frios se tornaram um pesadelo na sua vida?

Espirrar é sinônimo de uma dor intensa?

Dormir na posição que quer já não é mais uma opção sua?

Se a sua resposta para essas perguntas for “sim”, infelizmente, você sabe muito bem o que é conviver com o ciático inflamado.

A dor ciática, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), nada mais é do que uma dor na região lombar que se irradia para uma ou ambas as nádegas indo em direção às pernas, onde acompanha todo o trajeto do nervo ciático.

Essa dor – também conhecida por lombociatalgia – ataca milhões de brasileiros, principalmente quando se tem mais de 50 anos de idade. Seus principais sintomas são:

  • Sensações de choque e agulhadas desde a lombar até os pés;
  • Dormência, formigamento e fisgadas nas pernas;
  • Dor intensa ao espirrar ou ao fazer qualquer movimento brusco;
  • Dificuldade para andar, caminhar ou ficar parado na mesma posição por um tempo prolongado.

Pensando em amenizar as dores do seu ciático inflamado, nós – da Learne Saúde – iremos mostrar agora 3 alimentos que ajudam (e muito) a desinflamar o seu nervo atacado.

Leia também: Revelada a chave infalível contra os ataques do ciático

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3 alimentos para o seu ciático inflamado

Cebola:

A cebola é muito utilizada como tempero na culinária brasileira, sendo conhecida por ser “8 ou 80” (você ama ou você odeia – não há meio termo). Mas além de seu sabor característico, a cebola é uma grande “mão na roda” para quem tem o ciático inflamado, isso porque ela possui a quercetina, um flavonoide antioxidante combatente dos radicais livres, que são os responsáveis por dar início ao processo de inflamação do nosso corpo e, consequentemente, do ciático.

Brócolis:

O brócolis pertence à família dos crucíferos e costuma ser o vegetal mais “amado” desse grupo (que é composto pelo repolho, couve-flor, agrião e couve). Conhecido pelas crianças como a “arvorezinha”, o brócolis é rico em vários nutrientes que fazem bem, inclusive para o ciático, pois além de possuir o flavonoide quercetina (assim como a cebola), esse vegetal também conta com um fitonutriente chamado “Indol-3-Carbinol”, que tem propriedades antioxidantes, antitumorais e principalmente anti-inflamatórias que aliviam a inflamação do ciático.

Gengibre:

O gengibre é uma raiz utilizada há séculos pela medicinal oriental e que vem fazendo muito sucesso aqui no Brasil, isso porque ela é rica em vários nutrientes que estão sendo comprovados cientificamente em auxiliar até mesmo em casos de Parkinson. Já no caso do ciático, o gengibre auxilia a desinflamar o nervo por ser fonte de gingerol e beta-sitosterol, que possuem uma potente ação anti-inflamatória.

Leia também: Qual a relação entre a dor ciática e os sintomas depressivos?

 

Referências:

https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/lombalgia/
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/
mostrabiomedicina/article/viewFile/834/750
http://www.telomero.com.br/secao/nutrigenetica/943/indol-3-carbinol-e-prevencao-do-cancer
https://www.sciencedirect.com/journal/pharmacology-and-therapeutics
https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-614025

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